Criar um Site Grátis Fantástico

avançadas

avançadas

Enpi – (Voo da Andorinha) Os rápidos movimentos de sobe e desce, lembram-nos as rápidas manobras das andorinhas. Enpi foi desenvolvida na escola Tomari-te e é uma das kata mais antigas do karate shotokan. O seu nome original era Wanshu

Bassai Dai ( Penetrar a fortaleza – Grande) – As técnicas fortes deste kata, que enfatizam os movimentos das ancas, fazem-nos lembrar um aríete a ser lançado contra paredes de pedra. Diz-se que Mestre Oyadomori introduziu as kata Bassai, oriundas das escolas Tomari-te e Shuri-te de Mestre Itosu. É uma kata ensinada em diversos estilos de karate, mas só os estudantes de Itosu praticam as duas formas da Bassai Dai e Bassai Sho

Bassai Sho ( Penetrar a fortaleza – Pequena) – A primeira parte da Bassai Sho inclui diversas técnicas contra ataques com bastão (Bõ). É um kata derivada da antiga Bassai Dai de Mestre Itosu, que também era chamado “ O punho sagrado do Shuri-te”. Este kata deve o seu nome derivado da sua linha de execução (enbusen) ser muito similar á Bassai Dai.

Kanku Dai (Olhar o céu – Grande) – O movimento inicial deste kata direcciona-nos o olhar para o céu. Se analisarmos bem todos os movimentos das katas heian são baseados neste kata, que era a perferida de Sensei Gichin Funakoshi e inicialmente foi designada como Ko-sho-kun e Kushanku, tendo sido desenvolvida por um perito em boxe chinês, Kung Siang Chun, diplomata chinês sob o nome de Kanku

Kanku Sho (Olhar o céu – Pequena) – O movimento anterior ao salto deste kata pode ser interpretado como olhar o céu. Contudo os movimentos e o enbusen da kanku dai e da kanku sho são similares. Mestre Itosu creou a kanku sho a partir da kanku dai inicial

Hangetsu (Meia Lua) – Adota o nome da sua posição principal, o hangetsu dachi. É a única kata em shotokan com tanto ênfase nas técnicas respiratórias. Tem a sua origem na escola de Naha-te, e é conhecida noutras escolas de karate como Seishan.

Jion (Amor e Bondade) – Jion é um termo Budista, sendo também o nome de um Templo na China onde os monges eram extremamente dedicados á prática de artes marciais. Repare-se que o movimento de junção das mãos, inicial e final, é típico da saudação chinesa. Contudo as suas posições e técnicas são bem representativas do estilo shotokan sendo uma das suas kata mais tradicionais, tendo as suas raízes na escola Okinawana de Tomari-te

Jiin (Amor e Sombra) – Jiin também é um termo Budista. Considerada a irmã da Jion, pela semelhança técnica e linha de execução, bem como a típica saudação inicial e final. Originalmente designada como Shokyo, tem as suas raízes na escola de Tomari-te.

Jitte (Dez mãos) – O nome deste kata, conta-se, ter tido origem no objectivo de ensinar os alunos a combaterem contra dez adversários. Outra versão diz-nos que o nome derivou da arma “jitte”. O uso desta antiga arma podem ser observados nos movimentos deste kata. Teve origem na escola Tomari-te pertencendo ao mesmo grupo da Jion e Jiin.

Meikyo (Espelho Brilhante) – O primeiro movimento deste kata sugere a acção de polir a superfície da água tornando-a mais calma e lisa do que um espelho. O sankaku tobi (triângulo de salto) no fim do kata diz-se ter significados secretos que pressagiam milagres. O seu nome original era Rohai;

Ninjushiho (Vinte e quatro passos) – Os movimentos do kata, particularmente os dois primeiros, sugerem-nos a imagem de ondas de encontro a um rochedo. O nome Shotokan, também engloba movimentos de ondas, as ondas dos pinheiros a crescer. O seu nome original era Ni Sei Shi,

Sochin (Força e Calma) – O nome deriva da sua posição base, o sochin dachi, que é uma posição de raízes muito fortes. Originalmente este kata pretendia ensinar defesas contra bastão (Bõ). Por esta razão, as técnicas de blocagem são efectuadas com movimentos grandiosos. O seu nome original era Hakko

Gankaku (Grou num rochedo) – A posição sobre uma perna (tsuruashi dachi) lembra-nos um grou pronto para atacar o seu adversário. Este kata é originário do Tomari-te. Curiosamente a linha de execução do kata (ichi ji gata enbusen) segue o desenho do carácter japonês para o numero um. Os movimentos são supostos simular um combate nas passagens ou ruas estreitas de Okinawa. O nome original era Chintô.

Wankan (Rei e Coroa) – É a kata mais curta do Shotokan, com a particularidade de só ter um kiai. Originária da escola Tomari-te

Chinte (Mão Rara) – Rara neste caso deve entender-se como extraordinária. Este kata possui um grande lote de técnicas de imobilização e técnicas circulares não muito habituais no conceito shotokan da “distância mais curta entre dois pontos”. É originária da escola Shuri-te

Gojushiho Dai (Cinquenta e quatro passos – Grande) – Está entre as mais avançadas da escola Shuri-te, de Itosu Anko. Sensei Gichin Funakoshi chamava-lhe Hotaku (Bicar do Pica-Pau) pela semelhança de algumas técnicas com o movimento do bico do pica pau contra uma árvore

Gojushiho Sho (Cinquenta e quatro passos – Pequena) – Com a Gojushiho Dai são os dois katas mais avançados da escola Shuri-te

Unsu (Mãos nas nuvens) – O movimento inicial, tal como o elevar após o kawashi geri, simboliza o separar das nuvens com as mãos abertas. Unsu, com a sua variedade técnica, é um dos katas mais avançados. È por outro lado, um kata muito recente pois o registo do seu aparecimento remonta a 1922,

EXPRESSÕES DURANTE O TREINO

Ki o tsuke – Atenção ! Cuidado!
Yoi – Preparar. Estar pronto
Hajime – Começar. Iniciar
Kamaete – Colocar-se em posição
Mawatte – Virar
Yame – Parar
Naore – Voltar á posição inicial
Tsuyoku – Com força
Seikaku ni – Certo. Exactamente. Precisamente
Hayaku – Rápido
Yukkuri – Devagar